segunda-feira, setembro 08, 2008

O voto probabilístico

Muita gente sabe que eu não gosto de democracia e vivo procurando alternativas. A minha preferida é de ter um ditador que é escolhido por sete santos incorruptíveis que se reunem todos os anos pra decidir se o ditador deve ou não ser executado. Não consegui muitos adeptos a essa ainda. Eis minha próxima alternativa: o voto probabilistico.

Funciona assim: todo mundo vota em seus candidatos, normalmente. Ao final das eleições, coloca-se todos os votos no mesmo balaio e tira-se um voto, aleatóriamente. Esse é o vencedor das eleições. Se tiverem mais vagas, continua-se tirando votos do balaio. Pronto.

Essa abordagem tem inúmeras vantagens:
  • acaba com a "tirania da maioria" em que as minorias nunca têm representantes eleitos;
  • na média, mantém os desejos da maioria, pois os candidatos mais votados têm mais chances de vencer;
  • introduz um elemento de caos e aleatoriedade que impede que uma mesma linha de pensamento domine um estado por anos a fio;
  • aumenta o valor do voto do indivíduo, pois seu voto dá a seu candidato uma chance real de vencer, mesmo que ele esteja em último lugar nas pesquisas.
Com certeza eu não fui o primeiro a pensar nisso mas estou com preguiça de pesquisar, se alguém souber o nome oficial dessa forma de escolha me avise, por favor. Qual é a chance da gente conseguir que se implemente isso nas próximas eleições?

Um comentário:

Dr. Omni disse...

Segundo a share note do Kenji o nome surpreendente para isso é "sorteio" :), mas eu discordo porque sorteio para mim dá idéia de aleatoriedade maximizada e, como você disse, não é assim, a maioria vai ter tendência a vencer a eleição. Só se for um "sorteio com roleta viciada", mas acho Voto Probabilístico mais bonitinho! :) Ah, e por falar em roleta viciada, isso *é* a seleção por roleta usada em métodos evolutivos, só que usando como "fitness" o número de votos para determinar o tamanho das fatias da roleta.

E eu apóio o sistema dos santos, desde que eles possam fazer milagres "malvados" (quedas de raios, chamada telepática de matilhas de cachorros-do-mato, etc) para garantir o enforcement da morte do ditador. :)