segunda-feira, setembro 08, 2008

Mulheres na informática - desisto

Eu era o maior partidário do incentivo às mulheres na informática. Sempre apoiei todo tipo de iniciativa pra trazer mais mulheres para a computação. Estava até montando um programa de visitas a escolas de segundo grau pra dar esse tipo de incentivo. Fazia isso porque acredito realmente que as empresas de informática estariam melhores se tivessemos mais mulheres. Elas trazem perspectivas e formas de trabalho diferentes que tornam tudo mais saudável.

Eu continuo acreditando nisso, mas outro dia me toquei em outro ponto. Tudo bem, eu acredito que seria melhor pra mim e pra empresa onde eu trabalho se houvesse mais mulheres trabalhando nas nossas equipes. Mas seria melhor pra elas? Sinceramente, acho que não.

A informática ainda é muito discriminatória. Os ambientes de trabalho não são agradáveis para as mulheres, chegando a serem hostis. Existe um culto ao geek que compila o kernel do Linux antes do café da manhã, depois de virar a noite no Wii. O bom profissional é aquele fuçador, virador, que implementa emuladores interessantes nas horas vagas. Eu não conheço muitas mulheres com esse perfil.

O problema maior, no entanto, nem é esse. É que, secretamente, muitos homens ainda acham que as mulheres não são programadoras tão boas quanto eles. Eu mesmo conheço vários. Não dá pra trabalhar em um ambiente onde já se sai em desvantagem e é preciso constantemente provar às pessoas que elas estão erradas a seu respeito. Eu não quero que minhas filhas façam computação.

Se tiver algum homem me lendo que nunca pensou que, na média, os homens são melhores programadores do que as mulheres, por favor me corrija. Mas seja honesto.

11 comentários:

ademirao disse...

Anda rapido Robson, estou ansioso!

Robson disse...

Eu ja tinha lido seu post. Voce tambem acredita que ha uma certa discriminacao especifica contra as mulheres na Ciencia da Computacao. O que eu estava dizendo eh que esse nao eh um problema especifico da Ciencia da Computacao.

O melhor cozinheiro do mundo eh homem ou mulher? As mulheres fazem discriminacao contra homens cozinheiros? Se fazem, isso impede algum homem de ser cozinheiro?

Meu ponto eh que os homens sao criados para serem agressivos e competitivos. As mulheres sao criadas para ajudarem o marido e cuidar da familia, se der tempo de trabalhar melhor.

Entao eh besteira um artigo como aquele que fala para usar wiki pages ao inves de controle de versao porque a interface eh mais bonitinha e vai atrair mais mulheres. Vou ateh ler de novo o artigo porque estou achando dificil de acreditar que ele nao foi escrito em tom de sarcasmo.

Torsten disse...

O Robson se refere a esse artigo: http://www.freesoftwaremagazine.com/columns/ten_easy_ways_attract_women_your_free_software_project

Eu não concordo com as soluções que o artigo apresenta. A maioria é bullshit, como você disse. Mas continuo achando que o problema é real. Se você vier com esse papo de "as mulheres são criadas para..." pra cima da Guta, ela te dá um sopapo.

Não acho que existe muita discriminação consciente, mas acho que o ambiente é hostil para as mulheres sim.

Robson disse...

O ambiente eh hostil. Todos os ambientes sao hostis. Voce consegue citar um profissao onde as mulheres, na media, sao mais bem sucedidas que os homens?

Meu ponto eh que eh bobagem focar na Ciencia da Computacao. Nao adianta incentiva-las no curso se existe um problema muito anterior.

Claro que toda generalizacao vai ter um contra exemplo. Nao deixa de ser valida quando eu vejo a media das mulheres que eu conheco.

Nao estou falando que elas sejam inerentemente inferiores para ter sucesso em ambientes competitivos. Soh estou falando que o problema real eh muito mais embaixo e nao especifico a uma area qualquer.

shikida disse...

deus me livre desse artigo. ele até mostra que foruns podem permitir que as mulheres coloquem florzinhas.

embora bem intencionado, é bastante sexista o artigo, a partir do momento em que ele tenta adaptar o processo às "peculiaridades" femininas (preferem lidar com pessoas, preferem ações mais verbais, yadda yadda)

existem várias áreas do conhecimento onde as mulheres são maioria (na universidade E no campo profissional) mas aí eu concordo que o buraco é mais embaixo e não adianta ficar discutindo isto.

mulheres não querem ser tratadas como homens, querem ser tratadas como gente.

Torsten disse...

Consigo citar sim: professor de ensino primário.

Robson disse...

Torsten: Entao voce acha que as mulheres estao em condicoes iguais para competir nas areas em geral e existe alguma coisa especifica na Computacao que as atrapalha?

Torsten disse...

Ademir, elas não estão em condições iguais de competir porque elas ainda são a base das famílias - eu não consigo amamentar, ainda bem. Mesmo assim, elas tem condições de serem boas profissionais.

Robson, o ponto não é que as mulheres sejam mais bem sucedidas. Elas não vão ser mais bem sucedidas, em geral. O lance é que tem mulheres bem-sucedidas em todas as profissões, mas na computação tem menos mulheres bem-sucedidas. Veja a medicina e o direito, por exemplo - tem muito mais mulheres lá, proporcionalmente.

Eu acho que o ambiente na computação é mais hostil às mulheres do que no direito e na medicina.

ademirao disse...

Acho que no post acima, o tpnelson queria falar com o robson nos dois casos, nao?

Unknown disse...

Estou de acordo com o Robson que o problema não está na Ciência da Computação. A discriminação está em todas as áreas e as raízes são históricas, culturais, vem das cavernas, sei lá. O que é óbvio é que nós estamos vendo uma mudança muito rápida, mas ainda muito recente. E a Engenharia (não só da Computação) é uma das mais áreas onde não só o número de mulheres é pequeno como o ambiente é um mais hostil.
Mas, Torsten, ainda que na Medicina e no Direito tenham muitas profissionais mulheres (nas faculdades então nem se fala), fica difícil citar muitas profissionais mulheres que se destaquem. É triste, mas é a realidade.

Adriana Stahl disse...

Ha discriminacao especifica em computacao sim, assim como em engenharia civil e outras profissoes consideradas "tipicamente" masculinas.

Mas tambem ha discriminacao contra homens que seguem carreiras "tipicamente" femininas, como arquitetura, decoracao, moda.

Entao eu diria que nao eh a discriminacao/hostilidade que faz com que o numero de mulheres seja pequeno.

Acredito que a profissao nao eh atraente para mulheres. Ficar sentada o dia inteiro, interagindo apenas com o computador ou 1/2 duzia de outras pessoas virtualmente nao eh super excitante.

E ate para certos homens ela pode ser taxativamente hostil. Quem quer ser visto como "nerd", por exemplo?

Acho que o numero de interessados em computacao eh grande por causa da grana, mas se esse nao fosse o caso, muita gente preferiria largar isso e ir fazer outra coisa.

Pra concluir, acho que tem mais homem interessado em conseguir sucesso em computacao porque homem eh mais centrado na grana. A mulherada pesa outros aspectos como balanco de vida profissional e pessoal, por exemplo e as vezes preferem ganhar menos e curtir mais.