Meus pais compraram um Apple ][+ em 1981, me condenando assim a não ter namoradas na adolescência. Pulando todas as coisas mirabolantes que eu fiz nos cinco anos que se seguiram a essa compra, pois certamente elas são entediantes ao caro leitor, vamos direto ao assunto.
Tinha muito software legal para o Apple, mas nada era mais legal do que o software da Beagle Bros. Eles faziam utilitários, coisa tipo editores de disco, programas gráficos, e outras miscelâneas mais. O software era legal porque, além de funcionar perfeitamente e não tentar fazer mais do que se propunha a fazer, tinha um senso de humor incrível. Todas as mensagens que apareciam na tela eram engraçadas, até as mensagens de erro. Nem dava pra você achar ruim se não funcionasse. Aliás, você ficava tentando fazer dar erro pra ver as mensagens.
Eu assinava uma revista chamada Creative Computing que vinha com um cartão pra você pedir informações sobre os anunciantes. Mandando um cartão desses, eu passei a receber o catálogo anual da Beagle Bros, que era a correspondência mais esperada do ano lá em casa. O catálogo era engraçadissimo e cheio de snippets de código pra você digitar, quase todos com coisas inúteis tipo fazer o computador mugir. Lendo o catálogo, a gente tinha a impressão que não era uma empresa grande e sim uns dois ou três caras se divertindo em alguma garagem, que na verdade era exatamente o que eles eram. Não tinha nada de "profissional" no catálogo ou nos produtos, só coisas que eram legais e que funcionavam perfeitamente.
Na era da proteção contra cópia de software, nenhum software deles era protegido; eles diziam no catálogo que confiavam nos usuários e que não precisavam disso.
Nunca mais vi uma empresa como a Beagle Bros, sem fachada de "empresa séria" e bem-sucedida mesmo assim. Hoje em dia é tudo sanitizado e sem graça. No orkut isso é cada vez mais verdadeiro - até o famoso "no donut for you" já é só uma lembrança faz tempo.
Vale a pena conferir os quatro primeiros resultados da busca por "Beagle Bros".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário